Uma pesquisa da GEM apontou que 67% dos brasileiros estão envolvidos ou desejam ter um negócio próprio. Isso poderia ser excelente, pois mais empresas significam mais empregos e oportunidades. Contudo, a realidade não é tão otimista. No Brasil, 1/3 das empresas fecham as portas em menos de 2 anos.
Existem fatores externos que influenciam esses números, mas há um aspecto pouco observado no insucesso de muitos empresários: a razão pela qual eles criaram seus negócios. Infelizmente, a maioria dos empreendedores não reflete sobre o mais importante ao abrir uma empresa: POR QUÊ empreender?
Essa pergunta deve ser a base de todo o planejamento. Comumente, os empreendedores definem o que, quando, onde, como e com quem trabalhar. Tudo isso é relevante, mas o alicerce que sustenta um negócio de sucesso é o propósito. O propósito é a razão de ser da empresa.
Você sabe por que quer empreender ou qual é a razão de existência da sua empresa?
Para ajudar na definição desse propósito, desenvolvemos a "Tríade Essencial", um método que aplicamos com nossos mentorados na criação de novos negócios ou no alinhamento da comunicação da empresa. A tríade é composta por três pilares: Conexão com sua essência, Impacto nas pessoas e Potencial de gerar riqueza.
Investir em um negócio que não esteja conectado com a sua essência, com aquilo que realmente o motiva, não trará os resultados desejados. Além disso, se sua empresa não tiver um desejo genuíno de ajudar seu público a resolver problemas ou alcançar seus objetivos, ela não se sustentará. Por fim, é crucial que o negócio tenha potencial de gerar riqueza, pois sem isso, dificilmente sobreviverá no longo prazo.
Portanto, antes de sair abrindo um negócio, faça uma reflexão honesta: POR QUE empreender?
Ferñañdo Tepässe
@negociosessenciais
Comentários: