Trinoo conectando você a notícia

Quarta-feira, 19 de Marco de 2025

Formula 1

Conheça aqui 3 dos 6 novatos

Novatos no grid da Fórmula 1 em 2025

Fabio Silva de Souza
Por Fabio Silva de Souza
Conheça aqui 3 dos 6 novatos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Andrea Kimi Antonelli-Mercedes

Histórico

  • 2024: 6º na Fórmula 2, duas vitórias
  • 2023: 1º na FRECA, 1º
  • 2022: 1º na F4 alemã; 1º na F4 italiana

Quem é ele?

Antonelli é o garoto de ouro do chefe da Mercedes, Toto Wolff. Contratado como júnior em karts e promovido à equipe de corrida de F1 com apenas 18 anos de idade, há sinais de que ele possui talento e habilidade incríveis – notavelmente comandando performances em tempo chuvoso em Silverstone na F2 e Zandvoort na FRECA.

O sexto lugar na F2 pode não parecer muito impressionante, dada a confiança de Wolff nele, mas se você considerar o efeito da reformulação do novo carro de F2 na ordem competitiva de 2024 — que deixou o companheiro de equipe de F2, Ollie Bearman, em 12º na classificação final — talvez não seja tão representativo quanto teria sido em anos anteriores.

Pontos fortes

A velocidade bruta impressionante de Antonelli e sua destreza em tempo chuvoso impressionaram nas categorias juniores. Em Silverstone – na chuva – ele foi um segundo por volta mais rápido que os demais.

Publicidade

Leia Também:

ABU DHABI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS - 10 DE DEZEMBRO: Andrea Kimi Antonelli da Itália e Mercedes se prepara

Andrea Kimi Antonelli está substituindo Lewis Hamilton na Mercedes este ano

O que ele precisa trabalhar?

Encontrando o limite viável. O FP1 em Monza no ano passado mostrou a promessa e o risco para Antonelli. Sua primeira volta de aceleração foi muito forte, na segunda ele acabou no muro. Ele também sofreu outros acidentes de teste, o que é esperado nos estágios iniciais de uma carreira – mas prejudicaria tanto a equipe quanto o piloto se continuassem a acontecer no final da temporada. 

Veredito

Antonelli está sendo convidado a substituir um ícone na Mercedes, e ele precisará de um início mais rápido do que nas temporadas juniores anteriores para manter a pressão sob controle. Mas os Silver Arrows o apressaram na escada júnior por um motivo – eles acreditam que têm um Verstappen italiano em seus livros.

Enfrentar George Russell será um teste importante, e até mesmo estar perto de Russell no início seria um sinal extremamente encorajador, dado o histórico do britânico contra Hamilton em 2024.

A equipe dirá publicamente que este é um ano de transição, mas após 9.000 quilômetros de testes em preparação, haverá expectativas de um início de temporada competitivo antes de Melbourne.

 

Oliver Bearman – Haas

Histórico

  • 2024: 12º na Fórmula 2; 18º na Fórmula 1 em três largadas
  • 2023: 6º na Fórmula 2, quatro vitórias
  • 2022: 3º na Fórmula 3

Quem é ele?

Oliver Bearman é o piloto que iniciou esse novo fluxo de novatos. O fato de Fred Vasseur ter depositado sua fé nele para substituir Carlos Sainz em Jeddah 2024 falou muito. O fato de ele ter apoiado a crença do chefe da equipe Ferrari nele ao entregar pontos na estreia foi ainda mais notável.

O piloto britânico, natural de Chelmsford, Essex, é há muito tempo muito bem avaliado pela Ferrari, mas sua promoção na Fórmula 1 com a Haas pode ser atribuída ao momento fortuito de Jeddah e ao rompimento do apêndice de Sainz.

Um novo carro na Fórmula 2 para 2024 superou as tradicionais equipes de ponta, o que significa que Bearman terminou fora do top 10 em um ano de campeonato em que uma classificação entre os três primeiros era vista como certa.

SÃO PAULO, BRASIL - 03 DE NOVEMBRO: Oliver Bearman da Grã-Bretanha e Haas F1 observa, no grid

Oliver Bearman correrá em tempo integral pela Haas em 2025

Pontos fortes

Como as aparições posteriores de Haas na Fórmula 1 de 2024 mostraram, Bearman tem um ritmo de qualificação extremamente rápido — como comprovado quando ele superou o super-rápido Nico Hulkenberg duas vezes no Brasil — e uma habilidade de corrida impressionante para marcar pontos em Baku quando outros se viram envolvidos em acidentes de corrida.

O que ele precisa trabalhar?

Justo ou não, as performances excepcionais de Bearman na Fórmula 1 foram surpreendentes, em comparação à sua campanha um tanto quanto sem brilho na Fórmula 2.

Veredito

Se Bearman quiser continuar a satisfazer as expectativas da Ferrari sobre ele, ele deve trabalhar com Esteban Ocon e não ser abalado por ele, um companheiro de equipe notoriamente complicado de se ter em termos de Fórmula 1 – especialmente para um novato. Bearman tem a velocidade e a adaptabilidade para marcar pontos regularmente na Fórmula 1 se o equipamento da Haas em 2025 for similarmente competitivo ao de 2024.

 

Jack Doohan – Alpine

Registro

  • 2024: Piloto reserva da Alpine
  • 2023: 3º na Fórmula 2, três vitórias
  • 2022: 6º na Fórmula 2, três vitórias
  • 2021: 2º na Fórmula 3

Quem é ele?

Jack Doohan é o primeiro piloto da academia Alpine a ser promovido para a equipe de F1 – ou pelo menos o primeiro que aceitou a oferta. Filho do cinco vezes campeão de motocicletas Mick Doohan, o jovem de 21 anos da Gold Coast, na Austrália, recebeu seu primeiro kart de Michael Schumacher e cresceu em círculos de automobilismo durante toda a sua vida.

Sua família tomou uma decisão importante para transferi-lo da equipe júnior da Red Bull para a academia júnior da Alpine, garantindo que ele conseguisse garantir sua vaga na F1.

Pontos fortes

Jack demonstrou um ritmo forte em todas as máquinas que já correu e recebeu essa oportunidade principalmente por conta de uma excelente forma de testes privados com a equipe nas últimas duas temporadas. Isso permitiu que a Alpine o comparasse diretamente a pilotos de corrida de F1 em máquinas de F1 bastante modernas.

ABU DHABI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS - 08 DE DEZEMBRO: Jack Doohan da Austrália pilotando o (61) Alpine F1

Jack Doohan fez sua estreia no Grande Prêmio em Abu Dhabi e correrá em tempo integral pela Alpine em 2025

O que ele precisa trabalhar?

Nos circuitos em que Jack se sentia confortável, ele frequentemente dominava ao obter vitórias em sua carreira júnior. O objetivo terá que ser elevar o teto em circuitos que não se adequam naturalmente ao seu estilo de pilotagem.

Veredito

Jack mostrou mais do que o suficiente em sua carreira júnior e reserva na Alpine para merecer essa chance, mas ele começará sua temporada já sob pressão. A contratação de Franco Colapinto como piloto reserva em um acordo de vários anos com a Alpine aponta para praticamente nenhuma margem para falhas.

Se Doohan quiser ver o fim da temporada, ele terá que estar perto de Gasly na qualificação e marcar pontos cedo. Ecepcionantemente para o australiano, parece que o futuro de Doohan pode já ter sido decidido em Enstone antes mesmo de ele começar sua primeira temporada completa de Fórmula 1.

 

FONTE/CRÉDITOS: Comentarista principal da F1 TV Alex Jacques
Comentários:
Fabio Silva de Souza

Publicado por:

Fabio Silva de Souza

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )