Andrea Kimi Antonelli-Mercedes
Histórico
- 2024: 6º na Fórmula 2, duas vitórias
- 2023: 1º na FRECA, 1º
- 2022: 1º na F4 alemã; 1º na F4 italiana
Quem é ele?
Antonelli é o garoto de ouro do chefe da Mercedes, Toto Wolff. Contratado como júnior em karts e promovido à equipe de corrida de F1 com apenas 18 anos de idade, há sinais de que ele possui talento e habilidade incríveis – notavelmente comandando performances em tempo chuvoso em Silverstone na F2 e Zandvoort na FRECA.
O sexto lugar na F2 pode não parecer muito impressionante, dada a confiança de Wolff nele, mas se você considerar o efeito da reformulação do novo carro de F2 na ordem competitiva de 2024 — que deixou o companheiro de equipe de F2, Ollie Bearman, em 12º na classificação final — talvez não seja tão representativo quanto teria sido em anos anteriores.
Pontos fortes
A velocidade bruta impressionante de Antonelli e sua destreza em tempo chuvoso impressionaram nas categorias juniores. Em Silverstone – na chuva – ele foi um segundo por volta mais rápido que os demais.
Andrea Kimi Antonelli está substituindo Lewis Hamilton na Mercedes este ano
O que ele precisa trabalhar?
Encontrando o limite viável. O FP1 em Monza no ano passado mostrou a promessa e o risco para Antonelli. Sua primeira volta de aceleração foi muito forte, na segunda ele acabou no muro. Ele também sofreu outros acidentes de teste, o que é esperado nos estágios iniciais de uma carreira – mas prejudicaria tanto a equipe quanto o piloto se continuassem a acontecer no final da temporada.
Veredito
Antonelli está sendo convidado a substituir um ícone na Mercedes, e ele precisará de um início mais rápido do que nas temporadas juniores anteriores para manter a pressão sob controle. Mas os Silver Arrows o apressaram na escada júnior por um motivo – eles acreditam que têm um Verstappen italiano em seus livros.
Enfrentar George Russell será um teste importante, e até mesmo estar perto de Russell no início seria um sinal extremamente encorajador, dado o histórico do britânico contra Hamilton em 2024.
A equipe dirá publicamente que este é um ano de transição, mas após 9.000 quilômetros de testes em preparação, haverá expectativas de um início de temporada competitivo antes de Melbourne.
Oliver Bearman – Haas
Histórico
- 2024: 12º na Fórmula 2; 18º na Fórmula 1 em três largadas
- 2023: 6º na Fórmula 2, quatro vitórias
- 2022: 3º na Fórmula 3
Quem é ele?
Oliver Bearman é o piloto que iniciou esse novo fluxo de novatos. O fato de Fred Vasseur ter depositado sua fé nele para substituir Carlos Sainz em Jeddah 2024 falou muito. O fato de ele ter apoiado a crença do chefe da equipe Ferrari nele ao entregar pontos na estreia foi ainda mais notável.
O piloto britânico, natural de Chelmsford, Essex, é há muito tempo muito bem avaliado pela Ferrari, mas sua promoção na Fórmula 1 com a Haas pode ser atribuída ao momento fortuito de Jeddah e ao rompimento do apêndice de Sainz.
Um novo carro na Fórmula 2 para 2024 superou as tradicionais equipes de ponta, o que significa que Bearman terminou fora do top 10 em um ano de campeonato em que uma classificação entre os três primeiros era vista como certa.
Oliver Bearman correrá em tempo integral pela Haas em 2025
Pontos fortes
Como as aparições posteriores de Haas na Fórmula 1 de 2024 mostraram, Bearman tem um ritmo de qualificação extremamente rápido — como comprovado quando ele superou o super-rápido Nico Hulkenberg duas vezes no Brasil — e uma habilidade de corrida impressionante para marcar pontos em Baku quando outros se viram envolvidos em acidentes de corrida.
O que ele precisa trabalhar?
Justo ou não, as performances excepcionais de Bearman na Fórmula 1 foram surpreendentes, em comparação à sua campanha um tanto quanto sem brilho na Fórmula 2.
Veredito
Se Bearman quiser continuar a satisfazer as expectativas da Ferrari sobre ele, ele deve trabalhar com Esteban Ocon e não ser abalado por ele, um companheiro de equipe notoriamente complicado de se ter em termos de Fórmula 1 – especialmente para um novato. Bearman tem a velocidade e a adaptabilidade para marcar pontos regularmente na Fórmula 1 se o equipamento da Haas em 2025 for similarmente competitivo ao de 2024.
Jack Doohan – Alpine
Registro
- 2024: Piloto reserva da Alpine
- 2023: 3º na Fórmula 2, três vitórias
- 2022: 6º na Fórmula 2, três vitórias
- 2021: 2º na Fórmula 3
Quem é ele?
Jack Doohan é o primeiro piloto da academia Alpine a ser promovido para a equipe de F1 – ou pelo menos o primeiro que aceitou a oferta. Filho do cinco vezes campeão de motocicletas Mick Doohan, o jovem de 21 anos da Gold Coast, na Austrália, recebeu seu primeiro kart de Michael Schumacher e cresceu em círculos de automobilismo durante toda a sua vida.
Sua família tomou uma decisão importante para transferi-lo da equipe júnior da Red Bull para a academia júnior da Alpine, garantindo que ele conseguisse garantir sua vaga na F1.
Pontos fortes
Jack demonstrou um ritmo forte em todas as máquinas que já correu e recebeu essa oportunidade principalmente por conta de uma excelente forma de testes privados com a equipe nas últimas duas temporadas. Isso permitiu que a Alpine o comparasse diretamente a pilotos de corrida de F1 em máquinas de F1 bastante modernas.
Jack Doohan fez sua estreia no Grande Prêmio em Abu Dhabi e correrá em tempo integral pela Alpine em 2025
O que ele precisa trabalhar?
Nos circuitos em que Jack se sentia confortável, ele frequentemente dominava ao obter vitórias em sua carreira júnior. O objetivo terá que ser elevar o teto em circuitos que não se adequam naturalmente ao seu estilo de pilotagem.
Veredito
Jack mostrou mais do que o suficiente em sua carreira júnior e reserva na Alpine para merecer essa chance, mas ele começará sua temporada já sob pressão. A contratação de Franco Colapinto como piloto reserva em um acordo de vários anos com a Alpine aponta para praticamente nenhuma margem para falhas.
Se Doohan quiser ver o fim da temporada, ele terá que estar perto de Gasly na qualificação e marcar pontos cedo. Ecepcionantemente para o australiano, parece que o futuro de Doohan pode já ter sido decidido em Enstone antes mesmo de ele começar sua primeira temporada completa de Fórmula 1.
Comentários: